BNDES libera recursos para mais uma temporada de desenho animado brasileiro

07/01/2011 - 15h55

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em coprodução com a empresa canadense Cité-Amérique e com financiamento de R$ 3,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a produtora Radar Cinema e Televisão, de São Paulo, dará seguimento à série de desenhos animados Escola Pra Cachorro, que utiliza tecnologia digital de alta definição (HD, na sigla em inglês). Os recursos são oriundos do Programa para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (Procult) do banco estatal. Desse total, R$ 1,5 milhão são não reembolsáveis.

O banco apoiou a primeira temporada da série de animação infantil, com 23 episódios, em 2009. Para crianças de três a seis anos de idade, os desenhos foram exibidos com sucesso na televisão brasileira. Eles contam a história de cinco crianças que, na escola, aprendem e brincam, sempre trazendo temas que ressaltam a diversidade cultural. A nova série é composta de 26 episódios com 11 minutos de duração cada um.

Segundo o BNDES, a parceria com a empresa canadense, uma das líderes mundiais em produção audiovisual e animação, assegura as vendas da série no mercado exterior. Além disso, o banco acredita que o fortalecimento da produção nacional de desenhos animados poderá não só ampliar a exportação dos produtos brasileiros, como também gerar receitas por meio de licenciamentos.

Edição: Vinicius Doria