Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os números dos telefones celulares da área 11, que inclui o município de São Paulo e região metropolitana, poderão ter nove dígitos, um a mais que o utilizado atualmente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também pretende criar um novo código de área 10, que será sobreposto à área 11 e utilizado por novos usuários, depois de esgotados os atuais números dos telefones celulares na área 11.
A Anatel vai colocar em consulta pública a proposta a partir da próxima terça-feira (18). Ela vai permanecer por 45 dias, no site da agência. A inclusão de um dígito nos números de celulares também poderá ser aplicada a todo o país ao longo do tempo, conforme a evolução da demanda.
De acordo com a proposta, a tarifação das chamadas entre os códigos 10 e 11 seria local, e a criação do novo código não afetaria o número atual dos usuários. O custo de implementação das medidas deverá ser das empresas de telefonia e não pode ser repassado aos usuários.
Segundo a Anatel, em março deste ano, a telefonia celular na área 11 representava 14,52% dos celulares no Brasil e 57,10% no estado de São Paulo, que tem 26 milhões de acessos.
Edição: Rivadavia Severo