Setor de telemarketing é líder nas ofertas de emprego no país

06/02/2010 - 23h47

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Com cerca de três mil vagas disponíveis no Centro de Apoio aoTrabalhador (CAT), na capital paulista, o setor de telemarketing é umdos que mais cresce a cada ano, liderando a lista das ofertas deemprego, afirmou o gerente do CAT regional norte, André Bucater.Segundo ele, isso ocorre porque o Serviço de Atendimento ao Cliente(SAC) se tornou uma necessidade desde que as empresas passaram aatender o consumidor em tempo real para poder avaliar o que ocorrecom seus produtos e serviços.“Isso está acontecendo com muitasempresas atualmente. Eles estão contratando muita gente não só para oSAC como para vendas, promoções e cobranças. E a procura pelas vagastambém é grande porque não se exige experiência em carteira, o que fazcom que a maior procura seja pelos jovens no seu primeiro emprego.Normalmente é preciso ter conhecimentoem informática, objetividade, clareza na comunicação, facilidade paraabordagem com o cliente, simpatia e determinação”.Segundo odiretor de Comunicação do sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing,Ronaldo Lopes, o setor emprega atualmente cerca de 850 mil trabalhadores em todo oterritório nacional. Até o fim deste ano este número deve chegar a 1 milhãoa 1,2 milhão. Só no estado de São Paulo são 380 mil funcionários e na região metropolitana da capital 250 mil. Lopes explicou que70% dos empregados no telemarketing têm de 18 a 26 anos e 76% sãomulheres. Ele destacou que o setor agrega vários segmentos e por issoestá sempre aberto também para outras faixas etárias, incluindomulheres acima dos 40 anos. “Há muitas mulheres nessa faixa etária queestão na área porque depois de ficarem afastadas do mercado de trabalhoresolveram ou precisaram voltar a exercer uma atividade remunerada”. Deacordo com ele, o setor do telemarketing tem a especificidade de não ter nenhuma espécie de preconceito ao selecionar seus trabalhadores.Arotatividade é outro fator presente no telemarketing. O chamado turnover, praticado pelas empresas, serve para estimular os funcionários, ouseja, aqueles que produzem continuam, os que não atingem os objetivosacabam sendo eliminados. “As empresas pregam que quem vender maiscontinua na empresa, quem não atingir as metas acaba sendo substituídopela mão de obra que há no mercado”. Ao mesmo tempo a média depermanência de um funcionário em uma empresa de telemarketing varia detrês a sete anos. As menores empresas são as que pagam asmelhores médias salariais, um dos motivos que contribuem para arotatividade de funcionários. Em uma empresa de maior porteo salário chega a R$ 750,00. Já naquelas com até 100funcionários os ganhos podem chegar a R$ 1.200.“Os trabalhadores acabam adquirindo experiência nas grandes empresas emigram para as pequenas, por conta das melhores condições”. Apesarde destacar que a atividade é interessante por permitir o contato diretocom o público, Lopes afirmou que o trabalho de telemarketing geraestresse ao funcionário por causa das condições nem sempre boas e,principalmente, pelo assédio praticado contra o trabalhador. “Emboratenhamos conseguido instituir o descanso, muitas empresas insistem emcontrolar a ida do trabalhador ao banheiro por exemplo. Embora seja umsetor no qual a tecnologia é de ponta, as relações com o trabalhadorainda estão atrasadas”.