Rio Grande do Sul confirma mais cinco mortes por gripe suína

26/07/2009 - 23h20

Paula Laboissière
Enviada especial
São Borja (RS) - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou hoje (26) maiscinco mortes por influenza A (H1N1) – gripe suína. Dois homens etrês mulheres – entre elas, duas gestantes – morreram entre odia 16 e 25 deste mês vítimas da doença. Com isso, o número demortes no estado chega a 16.

A mortemais recente foi confirmada em Montenegro, onde um homem de 20 anosque trabalhava na indústria de calçados morreu no último dia 25. Em Caxiasdo Sul, um marceneiro de 36 anos com cardiopatia morreu no últimodia 16.

A cidadede Uruguaiana registrou, no último dia 18, a morte de uma aposentadade 63 anos que era diabética.Em PassoFundo, uma gestante de 31 anos que trabalhava como auxiliar defrigorífico morreu também no último dia 16. Ainda em Passo Fundo,outra grávida de 25 anos, técnica de enfermagem, morreu no dia 20deste mês.

Aestimativa da própria secretaria é que existam em torno de 10 milcasos de pessoas que têm ou que tiveram gripe suína no estado. Aepidemia, de acordo com o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul,Osmar Terra, vem da fronteira em direção ao litoral.

Ainda deacordo com o último balanço da secretaria, 392 pessoas estãointernadas – 101 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).