Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O projeto de popularizaçãodo mercado de ações da Bolsa de Valores, denominadoBM&FBovespa Vai à Praia, encerra sua sétima ediçãono Rio de Janeiro, onde estará a partir de amanhã (27)e durante todo o final de semana na Praia de Búzios, na Regiãodos Lagos.
Essa é aprimeira vez que o projeto visita o estado do Rio de Janeiro. Esteano já esteve no Rio Grande do Sul, em São Paulo, noParaná e Ceará. O diretor de Fomento de Negóciosda BM&FBovespa, Vérdi Monteiro, disse hoje (26) àAgência Brasil que Búzios foi escolhida pelaatratividade da região e pelo número elevado deturistas, inclusive estrangeiros. O projeto faz parte do programamais amplo Bovespa Vai Até Você, criado em 2002.
Nas seis ediçõesanteriores, o BM&Fbovespa Vai à Praia atendeu a 130 milpessoas que visitaram a unidade móvel da Bolsa, procurandoobter informações sobre o funcionamento do mercado decapitais brasileiro.
Vérdi Monteiroinformou que, este ano, a instituição mudou aestratégia, passando a fazer um levantamento mais qualitativo,para formação de cadastro dos potenciais investidores,e não a totalidade de visitantes do Bolsa Móvel. “Deforma a tentar capturar não duas mil pessoas em um evento comoesse, mas aquelas realmente que querem conhecer como aplicar nomercado de ações e trabalhar no mercado dederivativos”, afirmou. A média é de 300 pessoascadastradas por evento.
A participaçãodos investidores individuais no mercado de capitais brasileiro subiude 9,7%, em 1994, para 32%, em 2008. Em janeiro de 2009, as pessoasfísicas já respondiam por 33,46% do volume total daBolsa.
Monteiro avaliou que acrise internacional pode, inclusive, ajudar no processo de ampliaçãodo número de investidores no mercado. “O investimento nomercado de ações é de longo prazo. E as pessoasque decidem fazer investimentos dessa natureza têm conhecimentodisso. Por isso, é importante que todas as iniciativas nossassejam sustentadas por ações educacionais. A crise atéajuda, porque as pessoas querem saber por que ela aconteceu”,disse.
Vérdi Monteiroaposta no crescimento da participação do investidorpessoa física na Bolsa. “A gente acredita que nesse segmentotemos ainda espaço para crescer”. A BM&Fbovespa encerroujaneiro de 2009 com cerca de 537,8 mil contas individuais, um aumentode 15% em um ano em relação a janeiro de 2008.
O diretor de Fomento deNegócios da BM&FBovespa destacou a importância deter brasileiros aplicando no mercado, “apoiando o financiamento deempresas brasileiras via mercado de ações. Isso éfundamental para a estabilidade das empresas no Brasil”. Aexpectativa é que o número de investidores pessoasfísicas aumente entre 5% e 8% ao ano. “O que é muitorazoável para o Brasil”, afirmou.
Os homens ainda sãomaioria entre os investidores, respondendo por 73,65% do total deaplicadores, de acordo com dados de janeiro deste ano. Mas, asmulheres vêm apresentando expansão ao longo do tempo. Aparticipação feminina atingiu 22,39% no período,contra 17,63% em 2002.