Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Apesar da crise externa, a Associação Brasileira daIndústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (Abicab) está otimista com as vendas dechocolate na Páscoa deste ano. Diminuição nãovai ter, diz a associação. No ano passado, foramcomercializadas 22,9 mil toneladas de produtos para a Páscoa,entre ovos e bombons de chocolate. A indústria do setor faturouR$ 767 milhões no período.Segundo a assessoria de imprensa da associação, as indústrias de chocolate ebalas deverão contratar 25 miltrabalhadores temporários nesse período – 7,5 mil na produçãoe 17,5 mil na comercialização. A estimativa final, no entanto, só será divulgada no dia 4 de março, durante entrevistacoletiva em São Paulo. O presidente daAbicab, Getúlio Ursulino Netto, disse que a indústria pretendefortalecer a promoção de vendas e, para isso,investirá na contratação de demonstradores que vão oferecer chocolates,balas e bombons para degustação no varejo, em lojas esupermercados, principais canais de distribuição dessesprodutos. Ele explicou que o foconos pontos de venda faz parte da estratégia de ajudar ovarejista a vender e o consumidor a fazer a escolha mais adequada àssuas necessidades. A assessoria da associação explicou que os números sobre contrataçõestemporárias para a Páscoa divulgados pela AssociaçãoBrasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e deTrabalho Temporário – 60 mil – são diferentesdos seus porque envolvem toda a cadeia produtiva e de comercialização,inclusive fabricantes de brinquedos para brinde nos ovos dechocolate.