Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em meio aos estragos causados pelas chuvas que causaram destruição em municípios da região leste de Santa Catarina, quem dispõem de energia elétrica e de um computador tem às mãos uma importante ferramenta para ajudar os milhares de desabrigados e desalojados ou para localizar pessoas desaparecidas.
Em Itajaí, onde cerca de 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e se abrigar em alojamentos montados pela prefeitura, um grupo de voluntários criou um blog (http://desabrigadositajai.wordpress.com) no qual é possível obter informações como o nome das pessoas desalojadas e o local para onde elas foram levadas.
Também em Itajaí, três amigos criaram um site (http://arcadenoe.ning.com) no qual, além de permitirem que qualquer pessoa publique uma mensagem, divulgam informações de interesse público em tempo real.
“Pegamos as informações com as pessoas que estão circulando pelas ruas da cidade e que nos fornecem dados sobre parentes ou conhecidos que continuam ilhados, precisando de alimentos e roupas. Colocamos essas informações no site para conseguirmos o máximo de ajuda possível”, disse a jornalista Juliana Righetto Martins.
A maioria das prefeituras das cidades atingidas também disponibilizaram em seus sites endereços e telefones úteis para quem quer ajudar, como o número de contas para o depósito de contribuições, endereços de postos de recolhimento de donativos e de abrigos. Nas redes sociais como, por exemplo, o Orkut, internautas trocam impressões sobre a tragédia que já deixou 99 mortes. Em uma das comunidades dedicadas à cidade de Blumenau, um único comentário que informava sobre a possibilidade de um shopping local desabar devido às chuvas recebeu, em cinco dias, 11.655 comentários.