Evo Morales suspende atividades da agência antidrogas dos EUA na Bolívia

01/11/2008 - 18h54

Da Agência Brasil

Brasília - O presidente Evo Moralessuspendeu hoje (1º) as atividades do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos(DEA) na Bolívia, segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI). Aojustificar a decisão, ele acusou o DEA de ter dado apoio financeiro à recente tentativade golpe contra seu governo.

Morales fez o anúncio em Chimoré,a 170 quilômetrosde Cochabamba, onde participou de ato para conhecer os resultados da meta anualde erradicação do plantio de coca. Ele estava acompanhado de líderesmilitares e de diplomatas de vários países.

“É uma decisão pessoal. A partirde hoje, está suspensa indefinidamente qualquer atividade do DEA [na Bolívia]”,disse Morales, informa a ABI. “Temos obrigação de defender a dignidade e asoberania do povo boliviano”, declarou o presidente.

Nos últimos meses, de acordo comMorales, o DEA realizou atividades fora de suas competências, assumindo umaparticipação política na Bolívia que resultou em uma conspiração contra oseu governo.  

Ainda segundo Morales, agentes doDEA fizeram espionagem política e financiaram grupos de delinqüentes paraatentarem contra a vida de autoridades do seu governo, incluindo ele.