Da Agência Brasil
Brasília - A 5ª edição do Dia Internacional da Animação foi realizada hoje (28). Com a exibição de curtas-metragens de produtores brasileiros, o evento ocorreu em 150 cidades ao mesmo tempo e foi promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e aberto ao público.
Todos os produtores puderam se inscrever, sem restrições quanto ao ano, local e técnica da produção do filme. Segundo a coordenadora do Dia Internacional da Animação, Luciana Druzina, eventos como esse difundem o trabalho cinematográfico por todo o Brasil, inclusive por cidades do interior que não possuem salas de cinema.
Com relação aos apoios, Druzina afirma que neste ano houve muitas instituições apoiando, mas que investimentos para produção e divulgação de curtas são muitos difíceis no Brasil, ainda mais se tratando de curtas de animação.
Para a edição deste ano, a ABCA contou com o apoio financeiro de R$ 50 mil da Fundo Nacional da Cultura (FNC). O governo de São Paulo contribuiu com R$ 60 mil para serem utilizados apenas para o evento no estado.Druzina elogiou também o apoio da TV Brasil, que compra curtas para a exibição na programação do canal aberto. Para ela, esse é o caminho para a democratização da arte cinematográfica.