MPF vai à Justiça para que cervejarias indenizem a população por danos à saúde

28/10/2008 - 18h42

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma ação civil públicaajuizada hoje (28) pelo Ministério Público Federal (MPF) em SãoJosé dos Campos (SP) contra as empresas de cervejaria Ambev,Schincariol e Femsa pediu indenização pelo aumento dosdanos causados pelo consumo de cerveja e chopp. O pedido de indenização pelocrescimento dos danos causados pelo consumo de bebida alcoólicaé estimado na ação em cerca de R$ 2,8 bilhões. A indenização foi calculada com base em gastos federais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) edespesas previdenciárias, em razão de doenças oulesões diretamente relacionadas com o consumo de álcool.As bases que sustentam a ação sãoapurações do próprio MPF, somadas a pesquisas etextos científicos nacionais e estrangeiros. Dados da Unifespe do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo(Cremesp), por exemplo, revelam que o consumo de álcool éresponsável por mais de 10% de doenças e mortes nopaís, provoca 60% dos acidentes de trânsito e leva65% dos estudantes de 1º e 2º graus à ingestãoprecoce. Segundo o procurador da República FernandoLacerda Dias, as três empresas acionadas respondem por 90% domercado cervejeiro nacional, com quase R$ 1 bilhãoinvestido em publicidade, segundo dados de 2007. Há pesquisas queapontam a forte influência publicitária, por exemplo, na maioria dos adolescentes.“Essas ações agressivas depublicidade refletem diretamente no aumento do consumo de álcoolpela sociedade e na precocidade do consumo. Os jovens começama beber cada vez mais e mais cedo”, criticou Dias. Para o MPF, as empresas devem ser condenadas a investir em prevençãoe tratamento dos malefícios do consumo de álcool omesmo valor pago em publicidade de cerveja e chopp. Procuradoressustentam que, enquanto o SUSgastou, entre 2002 e 2006, aproximadamente R$ 37 milhõescom tratamento de dependentes de álcool (e outras drogas) emunidades extra-hospitalares e mais R$ 4 milhões cominternações, a indústria de cervejas no Brasil gasta mais de R$ 700 milhões por ano empublicidade.