Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Microe pequenas empresas serão capacitadas nos próximos doisanos para competir no mercado interno e externo por meio do Programade Internacionalização das Micro e Pequenas Empresaslançado hoje (1º) pelo ServiçoBrasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A meta do programa écapacitar 4 mil empresas de todo o país até 2010.Numprimeiro momento, os empresários que se interessarem em fazerparte do programa devem procurar o sitewww.internacionalizacao.sebrae.com.bre fazer o autodiagnóstico de sua empresa para saber se ela segue padrões exigidos internacionalmente. Depois de fazer o questionário pela internet oempresário pode procurar a rede de auto-atendimento do Sebraeonde receberá uma consultoria individual. A últimafase consiste no curso de capacitação que tem duração de 20 horas.Odiretor técnico do Sebrae nacional, Luiz Carlos Barbosa,afirma que mesmo com a crise financeira nos Estados Unidos essetambém pode ser um momento de oportunidade.“Estamosapostando nisso porque o valor de exportação das microe pequenas empresas é muito pequeno no Brasil. Se formoscomparar com outros países, temos um campo enorme ainda decrescimento”, afirmou.Ameta é aumentar em 10% o número de micro epequenas empresas inseridas no mercado internacional.