Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Instituto Nacional do Câncer(Inca) e a siderúrgica ArcelorMittal Brasil assinaram hoje (18) um termo de compromisso que garante oinvestimento de R$ 260 mil por parte da empresa para a campanha da medula óssea. Os recursosserão usados para garantir a qualidade dos dados do RegistroBrasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea(Redome) – um banco com informações genéticasde 760 mil pessoas dispostas a ajudar pacientes com leucemia e outrasdoenças do sangue que não encontram doadores em suasfamílias.O termo de compromissoprevê ainda o estímulo à participaçãode outras empresas nas campanhas de doação e apoio aoscentros de transplantes, laboratórios e a todas as instituiçõesda rede.Para fazer parte do Redome, os voluntários devem preencherum cadastro nos hemocentros dos estados. Basta deixar os dados de identidade, contatos pessoais e uma amostra de 10 mililitrosde sangue para a realização do exame que identifica acompatibilidade entre doador e paciente. O diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, afirma que é importante manter o banco de dados atualizado."Nósestamos obtendo apoio para criar uma fidelidade dos doadores aosistema. Nós já conseguimos com essa parceria, e comoutras ações, ampliar o número de doadores que era, em2003, em torno de 45 mil, para 760 [mil]. Mas é muito importante queesses doadores se mantenham ligados ao sistema, porque o doador demedula, diferente do doador de órgão, é umapessoa viva. E quando aparece um receptor, ela é, então,mobilizada."Santini ressalta aindaque, há alguns anos, apenas 10% dos transplantes eram realizados com a ajudado Redome. Atualmente, os doadores nacionais representam 60% dostransplantes. Por ano, no Brasil, são realizadas cerca de 100cirurgias de transplante de medula. Para o vice-presidente de recursos humanos daArcerlorMittal Brasil, Vanderlei Schiller, as parcerias entre empresas públicas eprivadas são responsáveis em grande parte pelo aumentodesse número."O que nósentendemos é que algumas vezes, sozinhas, tanto a iniciativaprivada, quanto a pública, não conseguem ir em frenteneste tipo de empreendimento. E a iniciativa privada tem muitas vezesuma capilaridade maior na sociedade e pode usar de sua base derelacionamentos, como nós fizemos, numa iniciativa dessanatureza. Então nós conseguimos 36 mil doadores naprimeira campanha, graças a nossa rede de plantas industriais,escritórios e comunidades onde estamos inseridos."A atriz Cissa Guimarãestambém participou do evento. Ela será a madrinha dacampanha de doação de medula óssea.