Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério da Educação (MEC) divulgou hoje (21)os resultados definitivos do Índice de Desenvolvimento daEducação Básica (Ideb) de 2007 apóscorreção de alguns dos dados apresentados em junho.Mais de 600 escolas das séries iniciais (até a 4°)e outras 689 dos últimos anos do ensino fundamental tiveram asnotas modificadas após a revisão.De acordocom o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep),responsável pela organização dos dados, o númerode escolas até a 4° série que sofreram alteraçãona nota corresponde a apenas 1,8% do total. Quanto aos anos finais doensino fundamental, a variação entre os dadospreliminares e os definitivos atingiu 2,1% das escolas.Apontadacomo a pior instituição nas séries iniciais dopaís na avaliação preliminar, a escola Ruy Paranatinga Barata, em Belém (PA)teve a nota elevada de 0,1 para 2,8 na nova lista de notas do MEC.Emocionada, a diretora da escola, Léa Gomes Miranda, comemorouo novo índice – que ainda mantém a escola abaixo damédia nacional, de 4,2. Ela atribuiu a diferença emrelação ao resultado anterior a uma possívelfalha na transmissão de dados.“A notanão fazia jus ao nosso trabalho na escola. Enfrentamos muitasdificuldades, mas estamos lutando. Ainda bem que sempre recebemos oapoio da comunidade, das crianças e dos pais, que sabem como éo trabalho dentro das salas de aula. As crianças diziam: 'Tia,nós não somos os piores como estão dizendo'”,relatou em entrevista à Agência Brasil.Outraescola paraense, do município de Santa Maria do Pará,também teve uma elevação expressiva no índice:saltou de 0,4 para nota 5.Naavaliação do Ideb por estados, a correçãogarantiu 0,1 a mais na nota para São Paulo, Pernambuco e Pará.Nenhum estado teve a nota reduzida.A revisãodos dados levou em conta os pedidos de correçãoenviados pelos gestores educacionais. O indicador é medido combase nas notas de avaliações como a Prova Brasil e emdados informados pelos próprios gestores no Censo da EducaçãoBásica. O indicador foi criado em 2005 e funciona como umtermômetro da qualidade do ensino, com notas de 0 a 10.