Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Boeing 737-200 da ForçaAérea Brasileira (FAB) que trazia parte da comitiva dopresidente Luiz Inácio Lula da Silva da Ásia para oBrasil apresentou problema e está parado em Dacar, no Senegal.De acordo com a assessoria de comunicação da FAB, ospneus do avião, mais conhecido como Sucatinha, estouraramdepois da decolagem em Libreville, no Gabão, com destino aDacar, no Senegal.Ainda conforme a assessoria, o pousoem território senegalês foi normal, “em situaçãode cautela”, porém a tripulação constatou quenão era possível seguir viagem. A assessoria nãoinformou a causa exata do problema. Há previsão, conforme aFAB, de que outro Boeing decole, ainda hoje (15), de Brasíliapara buscar o grupo que está no Senegal. A equipe de apoio éformada, em geral, por seguranças, assessores e técnicos.No dia 30 de maio, um avião domesmo modelo, qie transportava parte da comitiva do presidente Lula deEl Salvador para Manaus , teve de retornar ao Aeroporto de SanSalvador, capital do país, por causa de problema no vidro dopára-brisa, minutos após a decolagem. Um dospassageiros era o ministro do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, Miguel Jorge.A Aeronáutica jáiniciou a compra de dois jatos da Empresa Brasileira de Aeronáutica(Embraer), no valor total de R$ 211 milhões, que substituirãoos Sucatinhas, em uso desde 1976. Os aviões são usadostambém para o transporte de ministros do Executivo eautoridades do Legislativo e Judiciário.Na data de assinatura do contrato, 2de junho deste ano, a Aeronáutica justificou, por meio denota, a compra alegando “carências operacionais e logísticas,além do aumento dos custos” na utilização doBoeing-737-200. De acordo com a Aeronáutica, a manutençãodos aviões era feita pela empresa aérea Vasp atéo início da década de 90. Depois, passou para a Varige, a partir de 2003, quando a empresa deixou de operar com essemodelo, a Aeronáutica começou a enfrentar dificuldadespara encontrar peças de reposição eprofissionais capazes de fazer a manutenção.A expectativa é de que oprimeiro jato, modelo EMB-190, seja entregue até marçode 2009. E o segundo, até novembro do mesmo ano.