Da Agência Brasil
Brasília - APolícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu hoje (15) 38integrantes de uma organização criminosa especializadaem adulteração de combustíveis, com sede emAlagoas e ramificações em São Paulo e na Bahia. Asprisões são parte da Operação Paracelso,na qual foram executados também 34 mandados de busca eapreensão. Coma quadrilha, foram apreendidas 15 armas de fogo de diversos calibres,dinheiro, veículos de carga e de passeio e produtosadulterados.
Deacordo com a PRF, a quadrilha aliciava motoristas de caminhõesde combustíveis, que partiam do Pólo Petroquímicode Camaçari (BA), em direção a Pernambuco, pelaBR-101. Os caminhoneiros desviavam os veículos para galpõesonde os criminosos roubavam parte do combustível e completavama carga com água ou solventes. Omaterial roubado era vendido com documentaçãoadulterada para indústrias de produtos plásticos,embalagens e detergentes de São Paulo.
Ogrupo agia ainda na adulteração de cimento deconstrução, adicionando cal e areia fina paracamuflar o roubo de parte das cargas. Segundoa investigação da PRF, a organização seqüestrava e assassinava caminhoneiros, que não faziamparte do esquema.
Ospresos devem responder pelos crimes de formação dequadrilha, adulteração e comércio ilegal dederivados de petróleo, contrabando de armas e munições,sonegação fiscal, roubo de cargas, seqüestro ehomicídio. Pelos cálculos da PRF, os criminososadulteravam mensalmente mais de 600 mil litros de combustíveise faturavam cerca de R$ 2 milhões.