Petrobras e petroleiros vão negociar fim de greve amanhã

15/07/2008 - 17h17

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A direção da Petrobras e representantes do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) vão se reunir, às 14h de amanhã (16), para abrir negociações em torno do fim da greve dos petroleiros e do pagamento do 15º dia de trabalho, o dia do desembarque, que hoje não é considerado pela estatal e que motivou a paralisação de cinco dias promovida pela categoria.

A Petrobras encaminhou ofício aos petroleiros na manhã de hoje (15), solicitando a reunião ainda para a tarde de hoje. Como estão reunidos na sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no Rio de Janeiro, o Sinpetro-NF solicitou à Petrobras que remarcasse a reunião para esta quarta-feira, no mesmo horário. A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já concordou com a remarcação da data e as negociações se darão na sede da estatal, no centro do Rio.

Na reunião dos petroleiros na sede da FUP está sendo discutido não só os rumos da paralisação na Bacia de Campos, mas também a possibilidade de que a categoria venha a decretar uma greve em nível nacional e por tempo indeterminado.

Além do impasse sobre a questão do pagamento do dia do desembarque, há ainda discordância entre a empresa e seus empregados em relação ao valor do pagamento da segunda parcela relativa à participação nos lucros e resultados da companhia, o que pode levar á decisão da greve geral dos petroleiros.

Deflagrada no primeiro minuto desta segunda-feira (14), a greve dos petroleiros chegou a reduzir em 7% a produção de petróleo na manhã de ontem. Esta produção, no entanto, segundo nota divulgada pela Petrobras, já retomou o seu curso normal e todas as plataformas estão operando normalmente.