Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Petroleirosde todo o país estão fazendo hoje (1º) umaparalisação de 24 horas. O movimento éorganizado pela Federação Única dos Petroleiros(FUP) e sindicatos filiados em todo o Brasil, com o objetivo deprotestar contra a queda nos valores recebidos pela participação nos lucros e resultados (PLR) daPetrobras.
Segundo o secretário-geral doSindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo doEstado do Rio de Janeiro (Sindipetro), Emanuel Cancella, osprofissionais querem que a Petrobras retome, no mínimo, osvalores da PLR pagos em 2007. “Por enquanto, faremos umamobilização para reivindicar nossos direitos, e sósentaremos para negociar coma Petrobras se ela nos oferecer o valorpago em 2007.”
Cancella afirmou que a empresa vemse recusando a negociar critérios de distribuiçãode PLR, conforme previsto em lei, mesmo com os excelentes resultadosobtidos nos últimos anos.
De acordo com o sindicalista, ospetroleiros vão fazer uma vigília, mantendo apenas asatividades essenciais nas plataformas de produção depetróleo, refinarias, terminais de distribuiçãoe áreas administrativas. Cancella disse que isso nãovai atrapalhar a produção da Petrobras.
Até o final da manhãde hoje, a Petrobras não havia se manifestado sobre aparalisação dos petroleiros.