Ministério do Turismo libera verba para divulgar o Brasil na América Latina

15/04/2008 - 13h44

Hugo Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Embaixadas brasileiras instaladas em países latino-americanos receberão R$ 253 mil para investir em ações destinadas a atrair mais turistas estrangeiros, segundo informações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).  Em portaria publicada hoje (15) noDiário Oficial da União (DOU), oMinistério do Turismo prevê investimentos na promoçãodo Brasil em oito países.Aaplicação da verba será responsabilidade da Embratur. Entre as açõesprevistas, estão a divulgação do paíspara jornalistas estrangeiros e a realização deworkshops para associações de viagem.“Taisações têm por finalidade integrar as atividades decompetência da Embratur por meio dos comitês de promoçãona América do Sul, mediante a utilização demecanismos de promoção do produto turísticobrasileiro no exterior”, informa a portaria.A maior fatia da verbaserá distribuída para promoção naArgentina (R$ 76 mil) e no Peru (R$ 41 mil). Bolívia, Chile,Colômbia, Equador, México, Paraguai e Uruguai sãoos outros alvos dos investimentos.Ovalor anunciado hoje, segundo a assessoria de imprensa da Embratur,será somado à verba anual de U$ 1,5 milhão destinada a investimentos na promoção da imagem do Brasil naAmérica do Sul e no México.A estimativa da Embratur é de que o turismo internacional vá render mais deUS$ 10 bilhões anuais para o Brasil até 2010. O númerode visitantes internacionais deve saltar dos atuais 5,5 milhõespara 7,9 milhões por ano.A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que "nossa perspectiva éque a gente atinja essa meta. Nosso país oferece umadiversidade enorme de roteiros, esses indicadores sãoimportantes para a gente sinalizar a possibilidade de crescimento naentrada de visitas”.

Segundo Jeanine Pires, o gasto médio do turista em eventos internacionaisindicam um gasto alto com outros itens, além daquelesdiretamente relacionados ao turismo. “Dos312 dólares médios de gastos diários, 33 sãoem compras e presentes, 50 dólares em alimentos e bebidas e 23dólares em cultura e lazer”, disse ela.

A presidente da Embratur explicouque os comitês, que funcionam nas embaixadas, desenvolvem uma agenda depromoção do Brasil nessespaíses. “Nós temos que fazer os investimentos necessários, para trazerjornalistasdesses países para participar de eventos de promoção doBrasil”, disse Jeanine Pires.