Anac estuda flexibilização de normas de segurança para não ter de fechar aeroportos

25/03/2008 - 20h44

Alex Rodrigues*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para não ter de determinar o fechamento de aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda a flexibilização de algumas normas operacionais relativas a equipamentos de segurança, informou hoje (25) a presidente da agência reguladora, Solange Vieira, em audiência pública da Câmara dos Deputados.

“Estamos estudando flexibilizar as normas, pois se eu for seguí-las ao pé da letra há a possibilidade de fecharmos aeroportos”, disse. Após a audiência, ela explicou que alguns deles não dispõem de equipamentos como os detectores de metais, mas garantiu que mesmo com a falta dos detectores, os aeroportos brasileiros são "absolutamente seguros" em relação aos vôos.

Sem explicar quais procedimentos seriam modificados, Solange Vieira lembrou que em relação aos usuários, já há flexibilidade, por exemplo, "na necessidade de abrir a pasta para mostrar computadores portáteis". E informou que a Anac já notificou vários aeroportos, a maioria deles nas Regiões Norte e Nordeste: "São mais de 60 com esse tipo de problema."

A presidente da agência, que participou da audiência ao lado do chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Jorge Kersul Filho, também pediu apoio aos parlamentares: "Preciso que o Congresso tome a decisão de flexibilizar as normas ou de instalar os equipamentos necessários nos aeroportos que não são da Infraero [Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária], mas sim de estados e municípios.” A audiência pública foi convocada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, com o objetivo de discutir a segurança dos vôos no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, onde ocorreu no ano passado o acidente com o Airbus A320 da TAM – 199 pessoas morreram no acidente.