Defesa Civil alerta para chuva forte em 13 Estados e no Distrito Federal

25/02/2008 - 19h42

Agência Brasil

Brasília - A SecretariaNacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional,enviou alerta de chuva forte aos estados do EspíritoSanto, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Acre,Rondônia, Bahia, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina e doDistrito Federal.

De acordo com a Sedec, para amanhã (26), o sistema meteorológico conhecido como Zonade Convergência do Atlântico Sul organiza áreas de instabilidadeque mantêm as condições de pancadas de chuva no Espírito Santo, onde, em alguns momentos, a chuva pode ser de forteintensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento(40 a 60 quilômetros por hora). Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

De hoje até quarta-feira (27), a Zonade Convergência do Atlântico Sul organiza áreas deinstabilidade que provocam pancadas de chuva em Mato Grosso, MatoGrosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Rondônia, no sul ecentro-oeste da Bahia, no oeste e norte de São Paulo e no DistritoFederal. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forteintensidade, acompanhada de descargas elétricas, especialmente nocentro-sul do Pará.

Há risco de rajadas devento de 40 a 50 quilômetros por hora em Mato Grosso, Goiás e Tocantins e no DistritoFederal. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento podemvariar entre 50 a 60 quilômetros por hora. Em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, não sedescarta a ocorrência de granizo localizado. Hoje e amanhã, o alerta é válido para o centro-sul do Tocantins e, naquarta-feira (27/02), para todas as regiões doestado.

De hoje atéquarta-feira, a Zonade Convergência do Atlântico Sul organiza áreas deinstabilidade que mantêm as condições de pancadas de chuva no Amazonas.Em alguns momentos, as pancadas de chuvapodem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.  Na quarta-feira, pode chover forte no sul ecentro-oeste do estado. 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul organiza, para o período que vai de hoje até quarta-feira,áreas de instabilidade que mantêm as condições de pancadas de chuva emMinas Gerais, onde, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade,acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 60 quilômetros por hora). O alerta é válido para amanhã e quarta-feira no Triângulo Mineiro e centro-norte do estado.

Até quarta-feira, os ventos úmidos que sopram do marformam nuvens carregadas que deixam o tempo chuvoso no litoral de SantaCatarina, onde, em alguns momentos, a chuva pode ser de forteintensidade e persistente, acompanhada de rajadas de vento de 50 a 60quilômetros por hora. Os alertas preventivosemitidos para os estados da Bahia, Amazonas, Rondônia, Acre de Pará são baseados em informações doCentro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os demaisalertas basearam-se em informações do Cptec e do InstitutoNacional de Meteorologia (Inmet).