Cursos para atualização de ortopedistas terão apoio do Ministério da Saúde

25/02/2008 - 8h52

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Com patrocínio do Ministérioda Saúde no valor de R$ 1,4 milhão, a SociedadeBrasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) realiza um mutirãopara atualização dos profissionais da área em100 cidades selecionadas em todas as regiões brasileiras.

Os cursos se realizam simultaneamenteno período de 4 a 6 de abril próximo e objetivampadronizar o tratamento de pacientes de todo o país, revelou àAgência Brasil o coordenador científico doprojeto, Marcos Musafir. A meta é treinar 4 mil ortopedistas.

“Com isso, nós estaremostambém criando uma certa massa crítica, para que osortopedistas exijam dos gestores da saúde públicaprincipalmente mais respeito e mais condições adequadasde trabalho”.

As aulas serão teóricas epráticas. “E as aulas práticas é que vão,de certa forma, fazer a diferença. Porque elas darãoaos ortopedistas todas as dicas sobre o que fazer nas principaissituações traumáticas que hoje sãofreqüentes nos hospitais de emergência de todo o país”,disse Musafir.

Ex-presidente da associaçãoe idealizador do Programa Treinamento Teórico-Práticopara Plantonistas dos Centros de Emergência do país,Musafir é também responsável pela parceriafirmada com o ministério.

Os cursos permitirão aos médicosse atualizar sobre os procedimentos cirúrgicos mais modernos.Para isso, a associação comprou ossos sintéticose material para colocação de fixadores externos,motores e pinos. “Tudo licitado dentro da legalidade para quepossamos, no futuro, continuar tendo outros projetos junto doministério com sucesso”, ressaltou.

Musafir esclareceu que o Ministérioda Saúde contatou todos os hospitais de emergêncianacionais para proceder às inscrições dosortopedistas, que são inteiramente gratuitas. Os médicosreceberão um livro de 400 páginas, no valor de R$270,00, sobre as principais fraturas. E terão aulas comconceituados especialistas brasileiros.

“Eles vão poder se sentir maisimportantes porque o ministério está agora, com oministro [José Gomes] Temporão, com a políticade valorizar o capital humano. E o recurso humano motivado,trabalhando bem, em boas condições, vai certamenteatender melhor a população, que é o nossoobjetivo”.

Paralelamente, a entidade faráuma campanha nacional de prevenção de traumas,principalmente provocados pelo trânsito, que é “oprincipal fornecedor de pacientes para essas situaçõesde emergência que os ortopedistas vivem no dia-a-dia”.