Sucessor de Fidel Castro será anunciado no próximo domingo

19/02/2008 - 11h08

Paula Laboissière*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - AAssembléia Nacional de Cuba decidirá, no próximodomingo (24), o sucessor do atual presidente do país, FidelCastro. Durante o encontro e de acordo com a lei cubana, os 614 novosdeputados eleitos em 20 de janeiro – entre os quais figura Fidel–  devem eleger os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidenteexerce a função de chefe de Estado e de governo.

Desde que esse sistema de eleições foi instituído no país – em 1976 – Fidel Castrotem ocupado, de forma ininterrupta, o duplo cargo.

Em cartapublicada hoje (19) no jornal oficial do Partido Comunista – Granma– o chefe de Estado cubano anunciou que não reassumiráo cargo, depois de quase 19 meses afastado por problemas de saúde.Ocandidato mais apontado para a sucessão é RaulCastro, general de 76 anos e irmão de Fidel. Considerado “amão direita” de Fidel nos últimos 49 anos,Raul substitui o líder cubano interinamente háum ano e meio.

Arenúncia de Fidel Castro, no entanto, não impede queele seja eleito membro do Conselho de Estado e desempenhe, no futuro,o papel de um veterano estadista. A previsão é de que opresidente cubano mantenha a grande influência política que teve desde que assumiu o cargo de primeiro secretário do PartidoComunista.