Austrália se soma à lista de países que reconhecem a independência do Kosovo

19/02/2008 - 9h42

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - AAustrália reconheceu oficialmente hoje (19) a independênciado Kosovo e estabelecerá logo relaçõesdiplomáticas com o novo Estado. O anúncio foi feitopelo ministro australiano de Relações Exteriores,Stephen Smith. As informações são da agência argentina Telam.

Enquantoa comunidade albanesa da Austrália aplaudiu a decisãodo governo de Canberra, o analista Michael McKinley, da UniversidadeNacional Australiana, advertiu que o reconhecimento do Kosovo porparte da Austrália poderia distanciar o país de Estadoscomo Rússia, China, Romênia, Espanha e outras naçõespreocupadas com o precedente que a medida pode representar.

McKinleyconsiderou que o governo australiano, antes de reconhecer Kosovo,deveria ter esperado a reunião com o Conselho de Segurançadas Nações Unidas. Para ele, a decisãoaustraliana foi claramente inspirada no exemplo dos Estados Unidos –país que apóia a independência da ex-província.

OParlamento de Kosovo aprovou no último domingo (17), por unanimidade, adeclaração de independência unilateral propostapelo primeiro-ministro, Hashim Thaci. A ex-província jáhavia tentado proclamar sua independência da antiga Iugosláviaem 1990, quando teve sua autonomia retirada pelo governo central doditador Slobodan Milosevic.

A maioriados membros da União Européia (UE) decidiu reconhecera decisão de Kosovo após o anúncio de apoiopor parte de quatro integrantes do bloco – Alemanha, França,Itália e Reino Unido.

Suécia,