Ministério da Justiça analisa caso de falhas no porta-malas do Fox

11/02/2008 - 17h34

Camila Vassalo
Da Agência Brasil
Brasília - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, investiga possíveis falhas no funcionamento de um mecanismo para uso do porta-malas do carro Fox que já teria provocado lesões em proprietários e usuários do veículo. AVolkswagen pode ser multada em até R$ 3 milhões caso a análise comprove a falha. A assessoria do Ministério da Justiça informou que o departamento só irá se pronunciar depois que os estudos técnicos forem concluídos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa doConsumidor (Idec), de São Paulo, a Volkswagen foi notificada na sexta-feira (8)com o pedido de explicações sobre a ocorrência. O Procon também já notificou a montadora e estabeleceu prazo até a próxima quinta-feira (14) para que a empresa apresente documentos que comprovem a segurança e descartem a existência de falhas no mecanismo.O equipamento opcional, disponibilizado na parte internado veículo, tem causado danos aos consumidores. O incidente acontece quando o usuário puxa uma pequenaalça flexível localizada embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar oencosto do assento traseiro. 

O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argoladessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando odedo do usuário e causando uma reação semelhante a de umaguilhotina. Entre as ocorrências, unhas e peles arrancadas e, até mesmo, dedosdecepados. De acordo com a Volkswagen, já foram registrados oito casosde lesões, todos eles diferentes.

A Volkswagen doBrasil informou, em nota, que o sistema de rebatimento do banco traseiro doautomóvel Fox é seguro e que basta seguir corretamente as instruções do manual doproprietário. A empresa afirmou que não existe problema com o sistema e que não setrata de caso de recall. A partir desta semana, a montadora informou que oferecerá a todos os clientes a instalaçãogratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação derebatimento do banco traseiro do Fox. O serviço poderá ser realizado em toda arede autorizada de concessionários Volkswagen.