Renata Pompeu
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Neste ano, a tradicional Semana doPeixe vai coincidir com a celebração da SemanaSanta. A iniciativa tem como objetivo aumentar oconsumo de pescado em todo o país. Promovida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, a Semana do Peixe é uma parceria entregoverno federal, a Associação Brasileira deSupermercados (Abras) e pescadores.Em entrevista a rádios parceiras da Radiobrás, no estúdio da Rádio Nacional, o ministro Altemir Gregolin, afirmouque a secretaria busca a popularização do consumo depeixe, como o que aconteceu com o frango no início da décadade 90. Durante a Semana do Peixe, o pescado pode ser encontrado comdescontos médios de 20% a 30%.“Nós queremosgarantir a ampliação da produção, daoferta, da qualidade, a redução do preço finalpara que possamos ampliar o consumo médio do brasileiro.Até porque [a carne de peixe] é uma proteína nobre, saudável,uma carne rica em sais minerais e ômega 3, uma carneextremamente recomendada para a saúde”, explicou Gregolin.Dados da SecretariaEspecial de Aqüicultura e Pesca mostram que em 2007 as redes de supermercados ampliaram em mais de20% a comercialização de pescado no país.Atualmente o consumo médio do brasileiro é de oito quilospor habitante ao ano. A média mundial é exatamente o dobro disso.