Pedidos de falência diminuem desde 2007 com implementação da nova lei

14/01/2008 - 0h20

Cilene Figueredo
Da Agência Brasil
Brasília - A novaLei de Falência que entrou em vigor em 2007, ajudou a diminuir em 35% os pedidos de falência, na comparação com 2006. Aafirmação foi feita pelo Assessor Econômico daCentralização dos Serviços Bancários S.A(Serasa), Carlos Henrique de Almeida.

Ementrevista hoje (14) ao programa Revista Brasil, da RádioNacional, o assessor disse que a nova lei abre possibilidades para areestruturação de empresas, destacando-se a manutençãodos empregos e a recuperação judicial e extrajudicialcomo uma interessante alternativa para a renegociaçãode débitos.

ParaCarlos Henrique, a nova legislação proporcionarespeito, pois, antigamente, se algum empresário pedisseconcordata, seria tido como alguém que pretendia dar um golpe."Isso acabou. A mentalidade hoje é recuperar, ésalvar as empresas; a mentalidade é que os empregos semantenham. O grande mérito dessa lei foi estimular anegociação entre credores e devedores", afirmou.

Dados doSerasa mostram que as empresas comerciais entraram com mais pedidosde falência (937) do que as indústrias (926).