Concurso abre 115 vagas para formar diplomatas e tem novas regras

14/01/2008 - 21h44

Camila Vassalo
Da Agência Brasil
Brasília - Abertas hoje (14), as inscrições para o concurso à carreira dediplomata serão encerradas no dia 14 de fevereiro. Segundo o diretor geral do Instituto Rio Branco, Fernando Guimarães Reis, são 115 vagas e o edital traz alterações nas regras, mas o nível de cobrança será mantido, e mais abrangente.

“Essas pequenas mudanças não interferem na estrutura tradicional do concurso, pois são as mesmasdisciplinas e provas. Não haverá surpresa para os candidatos – ao contrário, creio que eles se sentirão mais confortáveis com as novas regras. O exame está bem mais equilibrado e é importante que as pessoas mostrem ter absorvido o que estudaram", disse.

Uma das mudanças do edital, explicou, é a reduçãode 60% para 50% da nota miníma de aproveitamento na terceiraetapa das provas. O candidato também poderá escolheroutras opções na prova de segunda língua: russo, alemão,japonês, árabe e chinês. Antes, as pçõesdisponíveis eram apenas o francês e o espanhol, quecontinuam na lista para escolha.

Oconcurso será realizado com a colaboração do Centro de Seleção ede Promoção de Eventos da Universidade de Brasília(Cespe/UnB). A partir do próximo dia 21, o Guia do Candidatoestará disponível no endereço eletrônico www.irbr.mre.gov.br

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no endereço www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2008.