Petterson Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Cinemateca Brasileira e a Petrobrasanunciaram hoje (30) os 18 projetos defilmes selecionados para o Programa de Restauro. Dos 40 projetos de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Riode Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo –, apenas 23 "cumpriram os requisitos do edital", segundo a diretora do Laboratório deRestauração da Cinemateca, Patrícia de Filippi, que integrou a comissão de seleção. Não eram permitidos projetos de filmes em cores e projetos deinstituições privadas com fins lucrativos. “Nósconsideramos apenas filmes em preto e branco e de instituições sem finslucrativos, como estava no edital”, disse a diretora.Os autores dos projetos, explicou, receberão seus filmes restaurados em uma cópia nova em película e 20exemplares em DVD. E a Cinemateca, como previsto no edital, terá a propriedade dos materiais de preservação, além de uma cópia de exibição em película edos direitos para inclusão da obra na Programadora Brasil, projeto da Secretariado Audiovisual do Ministério da Cultura, para difusão em circuitos não comerciais.A comissão usou como critérios paraselecionar os projetos a relevância na filmografia nacional, a urgênciade preservação do patrimônio cultural e a importância como documentohistórico.Para o diretor-geral da CinematecaBrasileira, Carlos Magalhães, a parceria com a Petrobras possibilitou a ampliação da capacidade de trabalho do Laboratório. "É um projeto estruturante para a instituição", disse. Ele destacou as mudanças na captação de recursos para restauração de filmes: “Pela primeira vez a própria Cinemateca pediuapoio à Petrobras para receber recursos e prestar serviços, e não distribuirrecursos em dinheiro”. E informou que haverá outrasedições do programa, possivelmente com um processo de seleção mais amplo:“A idéia é oferecer opções para trabalho com filmes emcores e outras tecnologias”.A Petrobras investiu R$ 3 milhões no projeto, segundo o gerente regional de Comunicação Institucional da estatal, JoséAparecido Barbosa, que destacou: ""O importante é que essematerial seja disponibilizado para a comunidade, para a população brasileira”. São os seguintes os projetos selecionados:1.Dimas (Diretoria de Artes Visuais e Multimeios) - Núcleo de Documentação ePesquisa (BA): Tocaia no Asfalto (1962) e Caveira my Friend (1970),longas-metragens, 35mm2. Ricardo K. Albuquerque (CE): Lampião (1936), curta-metragem, 16mm e 35mm 3. Prefeitura Municipal de Aquidauana (MS): Acervo do Museu de Arte Pantaneira (1949-1970), 48 curtas-metragens, 16mm 4. Museu da Imagem e do Som do Pará (PA): Coleção Líbero Luxardo (década de 1960), 4 títulos em curta e longa-metragem, 16mm 5. Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (RS): Acervo (década de 1950), 8 títulos em curta e longa-metragem,16mm e 35mm 6. Cinemateca Capitólio (RS): Acervo (1930-1963), 3 lotes, domésticos, curtas-metragens e cinejornais, 16mm7. Albina Luciani Albuquerque Pereira (RJ): Cinejornais da Atlântida (amostragem - décadas de 1950 e 1960), 35mm 8. Luis Abramo Campos (RJ): Morte em Três Tempos (1964) e Um Homem e sua Jaula (1969),longas-metragens, 35mm9. Aloisio Teixeira de Carvalho (RJ): O Batedor de Carteiras (1958), longa-metragem, 35mm 10. Teresa Cristófani Barreto (SP): 4 filmes de Henrique Verona Cristófani (década de 1960), curtas-metragens, 16mm 11. João Batista de Andrade (SP): Liberdade de Imprensa (1967), curta-metragem, 16mm 12. Biblioteca Mário de Andrade (SP): Série Veja o Brasil - Coleção Maynard de Araújo (1947-1959), 93 curtas-metragens, 16mm13. Ary Fernandes (SP): Série Águias de Fogo (1969), episódios de curta-metragem, 35mm 14. Centro de Ciências, Letras e Artes Campinas (SP): Comemorações do Centenário do Nascimento (1936) de Carlos Gomes, curta-metragem, 35mm 15. Assumpção Hernandes Moraes de Andrade (SP): Projeto Cinema de Rua (1772-1977), 12 curtas-metragens, 16mm 16. Instituto Mazzaropi (SP): O Lamparina (1964), Corintiano (1966), Zé do Periquito (1961) e O Puritano da Rua Augusta (1966), longas-metragens, 35mm 17. Fabio Lunardi Dell'Ore (SP): Ritual dos Sádicos (1969), longa-metragem, 35mm 18. Instituto de Pesquisa e Estudos de Ribeirão Preto (SP): Curtas-metragens sobre o centenário da cidade, 16 mm