Jobim antecipa para segunda-feira início das obras na pista do Aeroporto de Guarulhos

15/08/2007 - 21h16

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em visitaa Porto Alegre (RS), para vistoriar o Aeroporto Salgado Filho, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje (15) a antecipaçãoda reforma da pista principal do Aeroporto de Guarulhos, em SãoPaulo. Prevista para fevereiro do ano que vem, a obra começarána próxima segunda-feira (20) e a primeira etapa, de restauração de um trecho de 1.400 metros da parte central da pista, irá até10 de outubro. O novo cronograma prevê que a reforma será feita em etapas, até abril de 2008.

Durante a obra, a pista continuará funcionandocom a maior parte de sua extensão. Em30 de novembro, as obras serão suspensas e a pista voltaráa operar em seus 3.700 metros. SegundoJobim, o objetivo é garantir a operação normal e evitar transtornos no início do ano, quando o tráfegoaumenta nos aeroportos, em função do período deférias.

Como a maior parte dasobras será realizada em período de baixa temporada, os vôos previstos para Guarulhos sofrerão apenasmudanças de horário, e não será maisnecessário transferir 21 deles para o terminal de Viracopos (Campinas).

Jobimtambém antecipou o cronograma para a colocação de ranhuras (grooving)na pista principal do Aeroporto de Congonhas. Com mais três horas diárias de trabalho, a obra deverá estar concluída em 6 de setembro – a previsão inicial era de conclusão no dia 25 de setembro.

A pista do Aeroporto Salgado Filho poderá ser ampliada, de 2.280 metros para 3.200 metros, e esse foi um dos temas da conversa do ministro com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. A obra exigirá a desapropriação de cerca de 4 mil casas. Por enquanto, o terminal receberá um novo sistema de pouso porinstrumento, o que reduzirá o tempo de fechamento em dias denevoeiro. Até novembro, o sistema ILS (Instrument LandingSystem) será elevado do nível 1para o nível 2, que permite pousos com pouca visibilidade.