Campanha vai alertar aposentados do INSS sobre fraudes nos empréstimos consignados

26/05/2007 - 16h14

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O aumento do número de denúncias de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre irregularidades na contratação de empréstimos consignados levou o Ministério Público de Pernambuco recomendar uma campanha de alerta aos idosos, para evitem o contato com pessoas não autorizadas pelas instituições financeiras.

A campanha será implantada nos próximos dias em 11 cidades do interior do estado, principalmente na região do agreste,  onde é grande a quantidade de aposentados e pensionistas enganados.

Segundo a promotora de justiça, Jeanne Bezerra, somente no município dePesqueira, a 209 km de Recife, o segurança de um banco, que se oferecia para ajudar idosos com dificuldade de fazer saques nos caixaseletrônicos, realizou 27 empréstimos em benefício próprio. “Os aposentados sótomaram conhecimento de que estavam devendo ao banco quando o valor dasparcelas começava a ser descontado do benefício”, disse ela.

Asinstituições que ofertam crédito também serão advertidas a não abordar os idosos fora dos estabelecimentos, promover visitas domiciliares ou procurar pessoas com problemas de saúde que estejam incapacitadas deexprimir suas vontades.

A campanha contará com a participação das secretarias municipais deassistência social, saúde e educação, além de agentes comunitários einstituições públicas de ensino.