Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido desde 11h30 com o presidente da Bolívia, Evo Morales, que faz sua primeira visitaoficial ao Brasil.Na pauta do encontro, que inclui autoridades dos dois países,consta a busca de acerto para os preços do gás que o Brasil importa do paísvizinho através da Petrobras.Também está em discussão a possibilidade de o Brasilcolaborar com os projetos do governo Morales na área de educação, além doreforço sanitário que o Ministério da Agricultura pode dar no combate à febreaftosa, recentemente detectada na Bolívia.
Há alguns dias, o ministro das RelaçõesExteriores, Celso Amorim, declarou que a visita de Morales nãoestá condicionada ao aumento e que outros temas devem ser debatidos, como aentrada da Bolívia no Mercosul, que está sob análise de um grupo de trabalho,criado no mês passado durante a última reunião do bloco, no Rio de Janeiro.
"O presidente Luiz InácioLula da Silva tem demonstrado boa vontade ao tratar deste tema. Agora, éevidente que há condicionantes técnicas. Não adianta querer tratar de certosassuntos só sob o ponto de vista político”, disse na Amorim na ocasião.Daqui a pouco, os dois presidentes assinam atos, fazem umadeclaração à imprensa e seguem para o Palácio do Itamaraty, onde o governobrasileiro oferece um almoço aos visitantes. Além do encontro entre Lula e Morales, a visita de Estado prevê reuniões entre ministros dos dois países.