Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco vão ser receber um manual com informações sobre locais credenciados para consultas, exames e especialidades médicas, disponíveis nos 185 municípios do estado. A publicação, com 220 páginas, pioneira no país, está sendo lançada hoje (4) pela Secretaria estadual de Saúde.
Olivreto reúne telefones e endereços das farmácias e óticas doLaboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), hospitais, centros deapoio psicossocial, centro de especialidades odontológicas, unidades doLaboratório Central do estado, postos do programa Saúde da Família,locais de distribuição de medicamentos gratuitos e outros serviços.
De acordo com o gerente de Monitoramento e Modernização da Secretaria estadual de Saúde, Tadeu Grando, a idéia é orientar os usuários do SUS da mesma maneira que os catálogos dos planos de saúde privados.
"Assim como os planos de saúde têm seus guias de referência, queremos que a população dependente do SUS saiba onde tem aquela especialidade médica, o exame específico, quais as referências públicas para todo tipo de doença. Tudo de uma forma bem simples e fácil de consultar", destacou.
Grando disse que a proposta é facilitar o conhecimento da rede pública de saúde, que dispõe de 772 unidades no estado, com 140 especialidades. De acordo com ele, é a segunda rede do país, ficando atrás somente da do Rio de Janeiro.
Inicialmente, serão distribuídas cinco mil cópias do livreto em hospitais, policlínicas e postos de saúde, além de secretarias municipais. Na segunda fase, o manual vai ser repassado também aos usuários.
Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, o SUS beneficia atualmente 90% do total de 8,5 milhões de cidadãos pernambucanos.