Campanha publicitária na Bolívia não tem a ver com polêmica sobre o gás, diz executivo da Petrobras

15/10/2006 - 19h49

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro (Brasil) - A Petrobras está desenvolvendo uma campanha publicitária na Bolívia para mostrar a atividade da empresa à sociedade daquele país. O gerente executivo da área internacional da Petrobras para o Cone Sul, Décio Oddone, afirmou que não existe relação direta entre a iniciativa e as negociações com o governo boliviano sobre a exploração do gás, e que esta não é a primeira vez que a companhia desenvolve uma ação dessas. “A ação de comunicação da Petrobras é constante e busca esclarecer, permanentemente, à sociedade o porquê das ações da companhia”, disse Oddone, que até 2004 foi presidente da Petrobras Bolívia, completando oito anos de trabalho no país. “A Petrobras é uma empresa que tem uma aceitação muito boa na Bolívia.” O executivo disse que os prazos da campanha dependem dos seus resultados. A empresa completou na semana passada, sem comemorações, dez anos de atividades no país vizinho. A Petrobras Bolívia foi criada em 1996, a partir da assinatura de contratos com a também estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). “A atuação começou em 1996, com a construção do gasoduto Bolívia-Brasil e com as atividades de procura de gás natural”, conta Décio Oddone. “A partir do sucesso que obteve na área de gás, ela também se inseriu em outras áreas como refinarias e postos de gasolina.” Na avaliação de Oddone, o principal efeito da presença da Petrobras na Bolívia foi a descoberta das reservas de gás e a exportação de gás para o Brasil. “Em 1996 a Bolívia tinha exportações muito modestas para a Argentina, que estavam em vias de terminar o contrato. A Bolívia exportava cerca de US$ 90 milhões em gás natural. Este ano a Bolívia está exportando mais de US$ 1,2 bilhão em gás natural para o Brasil e um pouco para a Argentina também”, explicou. Oddone afirmou ainda que a Petrobras modernizou as refinarias da Bolívia e criou uma rede de postos de gasolina modernos.