Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação realiza hoje (31) e amanhã, em Foz do Iguaçu (PR), um seminário para avaliar o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira. A experiência, iniciada há um ano e meio, é desenvolvida em cinco escolas brasileiras de educação básica, nos municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana, São Borja e Itaqui (RS) e em escolas argentinas na fronteira com essas cidades.Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o encontro terá a participação de 240 professores que desenvolvem o projeto - 200 brasileiros e 40 argentinos -, técnicos dos ministérios do Brasil e da Argentina e especialistas em educação bilíngüe. Segundo a coordenadora-geral de Políticas de Formação da SEB, Roberta de Oliveira, a avaliação tem o objetivo de aperfeiçoar o projeto antes de ampliá-lo para outras séries, escolas e países. Desde sua criação, o intercâmbio lingüístico ocorre na primeira série do ensino fundamental. Em Uruguaiana e Dionísio Cerqueira, o projeto foi estendido para alunos da segunda série. O modelo permite a mobilidade de professores: os brasileiros lecionam, uma vez por semana, nas escolas argentinas e os argentinos vêm ao Brasil ensinar espanhol. Devido ao interesse entre os estudantes, professores de história das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio também participam.