Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado,Ventilação e Aquecimento (Abrava) e a Agência de Promoção de Exportações eInvestimentos (Apex), do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e ComércioExterior, assinaram um acordo que prevê investimentos de R$ 2 milhões em feirasinternacionais, programas de capacitação e sondagens de mercado, entre outrasações de divulgação da marca brasileira neste setor.Os investimentos fazem parte da segunda fase do programa Abrava Exporta, queprevê um aumento de 50% nas vendas efetuadas por meio dessas promoções,passando de US$ 1,2 milhão em 2005 para algo em torno de R$ 1,8 milhão esteano. Há a expectativa também de se atingir o dobro departicipantes que, na primeira fase, chegou a 11 empresas. Até à tarde de hoje(31), a Abrava contabilizou 14 inscritos. O presidente da Abrava, Carlos Trombini, ressaltou que a ampliação da estruturaoferecida por meio do programa Abrava Exporta vai permitir o impulso dosnegócios. “Cresceremos muito em exportações através da pequena e média empresados setores que representamos”, disse. Segundo o dirigente, as ações coletivas dão chance demaiores negócios aos empresários, que sozinhos não teriam acesso aos mercadosexternos. “Todo este esforço está disponível a empresas que, isoladamente, nãoteriam condições de participar ou de ter acesso a estes dados de inteligênciacompetitiva”, defendeu Trombini.De acordo com a Apex, na primeira fase do projeto, que se estendeu de 2004 atéo início deste ano, o setor obteve aumento de 21% nas exportações com aconquista de novos mercados. Além disso, foi desenvolvido, no período,aprimoramento tecnológico na área de aquecimento solar, o que possibilitou afixação das marcas brasileiras no mercado internacional.Para essa nova etapa do programa, com duração de um ano, as ações serão maisconcentradas na América Latina (Costa Rica, Cuba, Guatemala, RepúblicaDominicana, Panamá, México), África do Sul, Namíbia, Angola e Emirados Árabes. Estão previstos ainda a participação em seis feiras naAlemanha, Espanha, Estados Unidos, Chile e Emirados Árabes, e duas missões, umana América Latina e outra no Oriente Médio.Osetor faturou R$ 16 bilhões no ano passado.