Agência Brasil
Brasília - O desenho da nova página da Agência Brasil, lançada no último fim de semana, é uma tentativa de construir uma linguagem estritamente jornalística na internet. As mudanças buscam reforçar o caráter objetivo, preciso e apartidário dos conteúdos produzidos diariamente pela equipe de reportagem. Os textos, as imagens, os vídeos e áudios ganharam espaços mais organizados e didáticos no site. A reformulação do desenho incorporou os recursos multimídia para obter uma primeira página que resumisse todas as possibilidades de acesso do internauta.Todas as reportagens, coberturas temáticas e grandes reportagens devem seguir agora a unidade visual do projeto, baseado exclusivamente em conceitos da prática jornalística. A separação com o site institucional da Radiobrás e a ausência de espaços de propaganda ou promocionais, como banners e pop-ups (janelas), enfatiza essa escolha."A nova página amplia as opções de edição", explica a diretora de arte da Agência Brasil, Yasodara Córdova, responsável pelo projeto gráfico. "É mais maleável e mais atraente para o leitor, que consegue acessar as informações com facilidade. O novo desenho procura uma linguagem para o conteúdo na web. Sem banners, a página se tornou um espaço nobre para a seleção e edição da informação jornalística, o que o cidadão realmente procura numa empresa pública de comunicação."O tamanho da página foi ampliado para 1.024 por 768 pixels, modelo adotado por grande parte dos usuários. A página ganha em espaço e unidade visual, além de diminuir o uso das barras de rolagem verticais. Essa configuração pode ser alterada nas opções de vídeo de cada sistema operacional utilizado pelos usuários.As cores e a logomarca da Agência Brasil também mudaram com o novo layout. As alterações seguiram a marca da Radiobrás, que foi modificada no final de junho para as comemorações dos 30 anos da empresa. O símbolo ganhou profundidade e movimento. O novo desenho da agência utilizou um leque de cores baseado no verde, tradicional da marca da empresa, e os tons que resultam de sua decomposição.O novo desenho deu destaque à produção fotográfica, que é acessada por cerca de 50% dos leitores. O site abre possibilidade para inserção de imagens horizontais e verticais, assim como para o uso de foto-legenda na primeira página. Um campo na parte inferior do site exibe as últimas imagens produzidas e veiculadas pela Agência Brasil. As fotos – e também os gráficos - podem ser utilizadas pelos usuários gratuitamente.