Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os veículos brasileiros poluem hoje 98% a menos em comparação aos carros que eram fabricados no país há 20 anos. Esse dado considera vários tipos de gases poluentes. No caso da emissão de monóxido de carbono, por exemplo, considerado um dos gases mais nocivos à saúde humana, a redução foi de 99%. Em 1986, um carro despejava no ar atmosférico 54 gramas de monóxido de carbono a cada quilômetro rodado. Hoje, essa quantidade é de 0,3 gramas.Além de melhorar a qualidade do ar, a redução na emissão de poluentes ajuda a diminuir o número de casos de doenças cardiovasculares e pulmonares provocadas pela poluição. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pela implementação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado em 1986. "Nestes 20 anos, há uma redução de emissão de poluentes significativa, tanto para veículos leves como para veículos pesados em várias categorias desses poluentes”, ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do ministério, Victor Zular Zveibil, em entrevista coletiva.Ao comentar os resultados do Proconve, o coordenador do programa, Paulo Macedo, destacou que a melhoria na qualidade do ar ocorreu mesmo com o aumento da frota nacional, que passou de cerca de 10 milhões de veículos para aproximadamente 24 milhões, em duas décadas. De acordo com o secretário, a redução nos níveis de poluição foi possível graças à articulação entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada (empresas produtoras de veículos e autopeças e setor de combustíveis). “Hoje, todo carro sai de fábrica com catalisador e injeção eletrônica”, afirmou o coordenador do programa, ao destacar que o país passou a investir em tecnologias de controle de emissão de poluentes, o que também contribuiu para aumentar a competitividade da indústria brasileira.Macedo disse que as medidas para melhorar a qualidade do combustível também foram importantes. Com o programa, houve a eliminação do uso de aditivos a base de chumbo na gasolina e a redução do teor de enxofre no óleo diesel.