Hospital cardiológico do SUS em Recife abre as portas amanhã

02/07/2006 - 10h59

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco podem contar, a partir de amanhã (03), com um serviço médico especializado em cardiologia, que possui equipamentos de última geração. O Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, em Recife, foi construído com investimentos de R$ 32 milhões numa área de 20 mil metros quadrados, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o governo do estado.

Uma sala possui equipamentos de reanimação para receber exclusivamente pacientes em estado grave, com parada cardíaca, que assim não precisarão passar pela triagem da recepção. De acordo com o médico Sérgio Montenegro, a rapidez no atendimento faz muita diferença, já que a morte cerebral costuma ocorrer de três a cinco minutos após a identificação do enfarto.

Inicialmente, funcionarão dez consultórios, com capacidade para atender 500 pessoas por dia, além de exames de diagnóstico e laboratório. A unidade de saúde, que conta com 207 leitos distribuídos por sete andares, deverá disponibilizar os serviços restantes, como emergência, cirurgias e pediatria, nos próximos três meses. Dados da secretaria estadual de Saúde indicam que, em Pernambuco, 14.500 pessoas morrem a cada ano, em conseqüência de doenças do coração.