Recadastramento contribuiu para Bolsa Família atingir meta, diz ministro

29/06/2006 - 22h35

Brasília, 29/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, informou hoje (29) em entrevista coletiva que o programa Bolsa Família alcançou a meta estabelecida de beneficiar 11,1 milhões de famílias atendidas, com a inclusão de mais 2,4 milhões de famílias desde o final do ano passado.

Segundo o ministro, a atualização do Cadastro Único de Programa Sociais contribuiu para que o governo atingisse a meta. "Começamos em julho de 2005 – há, portanto, quase um ano – e terminamos em 31 de março deste ano a atualização deste cadastro", disse.

Com a atualização do cadastro, benefícios irregulares foram cancelados e com isso novas famílias puderam ser incluídas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, somente neste ano os benefícios para cerca de 500 mil famílias foram suspensos. E com isso, o governo poupou mais de R$ 200 milhões.

"No processo de atualização fizemos um recadastramento das famílias que estavam inseridas em outros programas que fazem parte do Bolsa Família, especialmente o Bolsa Escola e o Auxílio Gás. Em decorrência desse cadastramento, suspendemos 974 mil benefícios do Bolsa Escola e 1,634 milhão de benefícios do Auxílio Gás", informou o ministro.

Patrus Ananias enfatizou que não houve ampliação de recursos para que o Bolsa Família atingisse sua meta – eles já estavam previstos no orçamento da União para 2006.