TV digital vai desenvolver indústria de semicondutores, diz presidente

29/06/2006 - 15h36

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A TV digital ajudará a recuperar a indústria nacional de semicondutores, de acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje (29) assinou decreto de implantação do sistema brasileiro, baseado no padrão japonês.

"O acordo que assinamos com o Japão nos ajudará a recuperar esse tempo perdido na indústria de semicondutores e avançar ainda mais na área de software em geral", disse Lula. "Isso será feito através da elaboração de um plano estratégico para a implantação no Brasil da indústria de semicondutores e a reestruturação da indústria de microeletrônica nacional".

O presidente destacou ainda que, no início, a discussão sobre TV digital estava em "um beco sem saída" e não se cogitava "aproveitar essa oportunidade única para fortalecer uma política industrial e tecnológica voltada para a ampliação de conhecimento, a produção de bens inovadores e a transformação de novos investimentos".

Segundo ele, a escolha do padrão japonês buscou a tecnologia mais avançada e que atende aos interesses nacionais. "Não cedemos a soluções fáceis e prontas, mas buscamos caminhos corretos e inovadores que nos façam recuperar perdas do passado e nos projetem, com mais dinamismo, para o futuro".

Para o ministro das Comunicações do Japão, Heizo Takenaka, o modelo de seu país ajudará o Brasil a se desenvolver e fortalecerá os laços de amizade entre brasileiros e japoneses.