Petrobras divulga selecionados para patricínio em programa cultural

29/06/2006 - 18h16

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Petrobras divulgou hoje (29) os projetos selecionados para receber recursos do Programa Petrobras Cultural. Ao todo, foram contemplados 232 projetos dos cerca de 4,6 mil inscritos. A terceira edição do programa teve verba de R$62 milhões, distribuídos para as categorias Preservação e Memória; Produção e Difusão; e Cinema e Música.

A gerente de Patrocínio da Petrobras, Eliane Costa, informou que, dentre os selecionados, 49% foram projetos do Rio de Janeiro e São Paulo. "O número do eixo Rio-São Paulo é sempre alto, porque são os locais que mais apresentam projetos. Este ano eles corresponderam a 52% das propostas", disse.

Segundo ela, a participação de outros estados tem aumentado anualmente. "As caravanas que a Petrobras tem realizado todo o ano para divulgar o projeto em 20 capitais, vem sendo muito importante para isso".

Costa informou que foram contemplados desde projetos de maior visibilidade comercial, como o documentário de Nelson Pereira dos Santos sobre a vida do músico Tom Jobim, até os de menor visibilidade, como o de cantos entoados por escravos nos garimpos de Diamantina (MG).

Os trabalhos de menor interesse comercial devem ser divulgados no site www.overmundo.com.br A página na internet, patrocinada pela Petrobras, foi organizada pelo sociólogo Hermano Vianna para a divulgação da cultura de diversas partes do país.