Pernambuco inaugura núcleo integrado para combater a violência contra a mulher

29/06/2006 - 12h48

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Mulheres pernambucanas vítimas de violência contam, desde hoje (29), com o Núcleo Integrado de Segurança. De acordo com a secretária estadual de Justiça, Mirtes Cordeiro, além de oferecer atendimento jurídico e psicológico, o centro vai fomentar ações preventivas para interromper o ciclo da violência.

"As mulheres vão melhorar a auto-estima e exercerem o direito de cidadãs, já que poderão fazer denúncias de agressão, abuso sexual, abordagens para fins de tráfico de seres humanos e receber orientações sobre saúde, segurança e direitos humanos".

O espaço fica em um prédio do antigo Centro Social Urbano, no bairro de Brasília Teimosa, na zona sul do Recife. E foi inaugurado nesta manhã pelos secretários estaduais de Defesa Social, Rodney Miranda, do Desenvolvimento Social de Cidadania, Lygia Leite, da Justiça, Mirtes Cordeiro, e da Saúde, Gentil Porto.

No local também serão oferecidos cursos de qualificação profissional, cujo objetivo de aumentar a independência econômica e melhorar a competitividade das mulheres no mercado de trabalho.

De acordo com a delegada Cláudia Molina, mais de 70% das agressões são praticadas pelos próprios companheiros, que primeiro ameaçam, depois, xingam, batem e muitas vezes acabam matando as mulheres.

Dados da secretaria estadual de Defesa Social indicam que, do início do ano até agora, 165 pernambucanas foram assassinadas em todo o estado, sendo que 20 tinham menos de 18 anos.