Operação da PF desarticula operações de contrabando feitas no aeroporto de Campinas

29/06/2006 - 15h51

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (29) dois delegados da Polícia Civil e agentes da Receita Federal acusados de facilitar o contrabando na alfândega do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo as investigações, eles fazem parte de uma quadrilha que atuava no aeroporto liberando a entrada ilegal de mercadorias sem o pagamento de impostos.

Ao todo, 16 pessoas foram detidas na operação batizada de 14 BIS. Há um ano, a PF e o Ministério Público investigavam a entrada ilegal de mercadorias no país. A investigação levou a empresários e despachantes aduaneiros que subfaturavam mercadorias importadas de Miami (EUA) ou as classificavam incorretamente para sonegar impostos.

Após o ingresso dessas mercadorias no território nacional, pelo aeroporto de Viracopos, os empresários pagavam propinas a auditores da Receita Federal para que as mercadorias fossem liberadas.

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de corrupção passiva e ativa, facilitação ao descaminho, tráfico de influência, sonegação fiscal e formação de quadrilha, na modalidade de organização criminosa.