Inscrições de secretaria no Brasil Alfabetizado terminam em julho

29/06/2006 - 12h49

Monique Cavalcante
Da Voz do Brasil

Brasília - Estados e municípios interessados em participar o Programa Brasil Alfabetizado devem enviar os planos pedagógicos, cadastro de alfabetizadores, nomes dos alunos e turmas ao Ministério da Educação até o dia 12 de julho. Este ano, o ministério irá repassar R$ 217 milhões aos participantes do programa.

A expectativa do governo federal é a de que até o final deste ano o governo federal consiga alfabetizar 2 milhões de jovens com mais de 15 anos. Atualmente, existem no país cerca de 16 milhões de analfabetos. Cerca de 800 municípios e 23 Estados já declararam interesse em participar do programa e estão aptos a enviar os planos pedagógicos e cadastros.

As secretarias de educação estaduais devem informar ao MEC por meio do plano pedagógico, como será feita a capacitação dos alfabetizadores, descrever o método de ensino que será utilizado nas aulas e o período de duração do curso, que deve ser de seis a oito meses. Outras informações podem ser obtidas na internet, pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br.

De acordo com o Secretario de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, para ser alfabetizador do programa não é necessário ter formação em nível superior. "Pretendemos fazer uma mobilização de alfabetizadores e criar uma rede de aprendizagem que consiga resolver o problema do analfabetismo no país", diz Henriques.

Jovens e adultos que desejam participar dos cursos de alfabetização devem se inscrever nas secretarias estaduais ou municipais, redes de ensino ou ligar no número 0800 61 61 61.