ELEIÇÕES 2006 - Além de apoio formal a Lula, convenção do PCdoB vota apelo por mudança na economia

29/06/2006 - 12h38

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse, na manhã de hoje (29), que a convenção nacional do partido, realizada hoje, além de votar a proposta de apoio formal ao candidato petista à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá aprovar documento em que o partido defende redirecionamento da política macroeconômica do país. "Ou seja, para um desenvolvimento mais forte, acentuado, é necessário que as taxas de juros sejam bem menores, que haja exatamente interferência maior na formação da taxa de câmbio", afirmou.

"Acho que o novo governo tem que enfrentar esses problemas. A política macroeconômica não pode ser rígida e fixa o tempo todo", disse Rabelo, em nome da Executiva comunista. A convenção do PCdoB se encerra às 17h30, com um ato político.

"Na nossa compreensão, Lula hoje é uma grande liderança popular. O partido comunista tem identificação com essas lideranças populares. Queira ou não queira, Lula expressa um sentimento de povo. Um sentimento democrático, um sentimento de liberdade. E, isso é fundamental na concepção política do PCdoB", afirmou ele.

A decisão da comissão política do partido de indicar apoio formal à convenção foi comunicada esta manhã ao presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o comunista, Lula agradeceu pelo apoio. Ainda segundo Rabelo, o presidente Lula comunicou que, se a convenção aprovar a indicação do partido, o PCdoB está convidado para participar da coordenação central da campanha e de uma caravana que Lula pretende fazer pelo país, além de comissões montadas para tratar do programa de governo.

O PCdoB é um dos partidos políticos que surgiu a partir do Partido Comunista Brasileiro (PCB) fundado em 25 de março de 1922. A sigla do PCdoB foi adotada em 1962, ainda antes do golpe militar. Na época, um grupo liderado por João Amazonas, Pedro Pomar e Maurício Gabrois provocou a maior cisão da história do Partido Comunista.

Em 1964, o partido participou da resistência contra a ditadura. Na década de 70, o PCdoB criou um foco de luta armada na região do Araguaia, centro do Pará. O foco foi exterminado pelo Exército. O partido volta à legalidade apenas com a redemocratização, na década de 1980.

Desde a primeira eleição para presidente em 1989, o PCdoB apoiou Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje o partido possui o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, com Aldo Rebelo (SP), e duas prefeituras, de Olinda e Aracaju, onde o vice Edvaldo Nogueira assumiu após o prefeito Marcelo Déda (PT) sair para candidatar-se ao governo de Sergipe.

Colaborou Patrícia Landim.