Crédito para pescadores será aumentado pelo governo

29/06/2006 - 8h25

Brasília - Comemorado hoje (29), o Dia do Pescador foi escolhido pelo governo federal para o anúncio da liberação de mais crédito em linhas de financiamento como Pronaf-Pesca, Proaqua, Propesca e Pescart.

Os números devem ser divulgados pelo ministro da Secretaria de Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, ao longo do dia. Só no Pronaf-Pesca, o crédito deve passar de R$ 300 milhões em 2005-2006 para R$ 350 milhões em 2006-2007.

De acordo com a assessoria do ministro, ele participa pela manhã da tradicional procissão em homenagem à São Pedro, padroeiro dos pescadores, que parte de Niterói (RJ). No Rio, Gregolin entrega as primeiras carteiras de pescador profissional emitidas pela secretaria em papel da Casa da Moeda do Brasil. À noite, Gregolin estará em Santa Catarina para as comemorações.

As linhas de crédito para pesca e aqüicultura são coordenadas pela secretaria, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundos Constitucionais Norte, Nordeste e Centro Oeste. Somente pelo Pronaf-Pesca, já foram celebrados mais de 70 mil contratos.

O programa segue as mesmas regras do crédito rural e permite a compra de pequenos barcos, motores e petrechos de pesca, além de custear a abertura de tanques e os equipamentos necessários para a criação do pescado.