Convênio beneficiará moradores de 18 municípios paulistas

29/06/2006 - 20h40

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O convênio assinado hoje (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador Cláudio Lembo, pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes, e por 18 prefeitos de municípios paulistas, no Palácio dos Bandeirantes, beneficia 17.909 famílias de baixa renda que moram em assentamentos precários.

Os recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) serão destinados à recuperação de áreas degredadas, construção de casas, melhorias habitacionais, implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, instalação de equipamentos comunitários e regularização fundiária.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, ressaltou que a prioridade são as palafitas: "A maior parte dos projetos que contemplamos é para a questão das palafitas. Em São Paulo, desses 18 municípios que estão sendo contemplados com recursos, temos 25 intervenções, das quais 15 são para elas".

Receberão recursos os municípios de Atibaia, Campinas, Cubatão, Diadema, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Suzano.

Para o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, a assinatura do convênio é também de importância histórica, por reunir num mesmo evento a União, o Estado e os municípios: "Guardem o dia de hoje. Aqui estão pessoas de partidos políticos diferentes, de situações políticas diferentes e, eventualmente, até com visões muitos diferentes, mas que acreditam na sociedade. E por isso estão aqui integradas, reunidas. Podem estar certos, hoje é um momento muito importante para a história do Brasil".