STF indefere liminar e Marcos Valério terá que ir à Polícia Federal amanhã

27/06/2006 - 22h12

Brasília - O empresário Marcos Valério e as administradoras Simone Reis e Geiza Dias terão que comparecer amanhã (28) às audiências marcadas pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos no chamado Inquérito do Mensalão. Hoje (27), o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu a liminar requerida em habeas corpus solicitado ontem.

O ministro ressalvou, segundo o STF, que é possível reexaminar o pedido quando for julgado o mérito do habeas corpus em que a defesa dos investigados no inquérito pediu a suspensão das audiências.

A alegação dos advogados era a de que os três também estão recebendo notificação para apresentar resposta à denúncia oferecida com base no inquérito que tramita no Supremo. De acordo com a defesa, a situação seria "inédita", pois "após o oferecimento da denúncia, a atividade investigatória está encerrada".

O ministro Carlos Ayres Britto destacou ainda a jurisprudência do Supremo "consolidada na Súmula nº 692, de que não se admite habeas corpus nos casos em que o relator impetrado deixou de ser formalmente provocado".