Dia Nacional da Reforma Urbana terá mobilizações em várias cidades

27/06/2006 - 20h19

Rio, 27/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A luta por cidades mais justas, com melhores condições de moradia, transporte, água encanada, esgoto e coleta de lixo, será o principal tema em debate amanhã (28), Dia Nacional de Reforma Urbana. Estão previstas mobilizações em nove capitais, além de outras cidades brasileiras.

As atividades foram organizadas pelo Fórum Nacional da Reforma Urbana, que congrega movimentos pela moradia, fóruns e comitês populares, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs).

Segundo Regina Ferreira, da ONG Fase, que participa da coordenação do Fórum de Reforma Urbana, um dos principais objetivos da mobilização é discutir com a população questões referentes à reforma urbana.

"No Brasil, os movimentos populares conseguiram dar visibilidade à questão da reforma agrária, que já está na boca do povo. Mas poucas pessoas sabem o que é a reforma urbana, em que se busca uma cidade onde todas as pessoas possam viver em condições dignas. E isso ainda é mais grave, porque 80% da população vive nas cidades", afirmou Regina.

Entre as atividades programadas para amanhã nas cidades onde haverá mobilizações estão passeatas, exposições de fotos sobre problemas urbanos, sessões solenes nas câmaras de vereadores e assembléias legislativas e distribuição de material informativo.

De acordo com Regina Ferreira, mais de um terço dos 40 milhões de moradias das cidades não são consideradas adequadas, devido a problemas que vão desde a falta de água encanada até a sua localização em áreas de risco. Ela também lembrou números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que apontam gravíssimos problemas, como o fato de quase a metade dos municípios não terem serviço de coleta de esgoto.