Para secretária, relações públicas têm papel fundamental para inclusão social

27/06/2006 - 10h39

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, destacou hoje (27) a importância do trabalho do profissional de relações públicas para a inclusão social no Brasil. Ela participou do 3º Congresso Mundial de Relações Públicas, em Brasília.

"O evento de hoje retrata exatamente uma reflexão sobre o papel do profissional de relações públicas nesse processo de articulação, de integração dos vários públicos que devem e podem ter esse compromisso da realização, da cidadania, dos inúmeros projetos e empresas do Fome Zero", afirmou Lopes.

A secretária-executiva lembrou que o ministério possui mais de 100 parceiros em programas sociais. Entre eles, empresas públicas, como a Petrobrás e a Vale do Rio Doce, e empresas privadas, como a Coca Cola, que apóia os restaurantes populares que integram o programa Fome Zero.

Segundo Márcia, cerca de 40 empresas parceiras desenvolvem projetos para a geração de trabalho e renda, contribuindo para a inclusão social. "O governo dá a direção, faz os investimentos, mas é fundamental a participação da sociedade civil. Nenhum país pode viver sem a participação das empresas, das instituições, da participação da sociedade civil, da organização, da mobilização."

Estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas na semana passada mostrou que a desigualdade de renda entre ricos e pobres chegou em 2004 ao menor índice desde 1960. Há dois anos, a renda dos pobres cresceu 14% e, a renda média da população, 3,6%.

O governo acredita que um dos programas que têm ajudado a melhorar esse índice é o Bolsa Família. De acordo com o resumo do programa nos estados, elaborado pelo MDS, até maio de 2006 já eram atendidas 9,2 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, com um valor médio de R$ 61,42 por família. O valor gasto pelo governo chega a R$ 567 milhões mensais.